Davila Arquitetura
Ver Mais Fechar 14/02/2018 Dávila reflete sobre as garagens do futuro

A Dávila Arquitetura é um dos escritórios pioneiros na aplicação de atitudes sustentáveis em seus projetos no Brasil. No artigo "Futuro das Garagens", publicado nesta terça-feira, 13.02.2018, Cadu Rocha, Arquiteto da Dávila, propõe uma reflexão sobre como serão aproveitados, no futuro, alguns espaços que construímos hoje.

Ver Mais Fechar 08/02/2018 Concordia Corporate é destaque

Projetado pela Dávila Arquitetura, e alcançando 172m, o Concordia Corporate é uma das torres mais altas do país e a maior de Minas Gerais. A revista "Contramarco e Cia.", em sua edição Nº 129 (Jan/Fev 2018) destaca também que trata-se da torre em estrutura mista metálica+concreto mais alta do Brasil. A detalhada matéria destaca vários pontos altos do Concordia, incluindo sua plástica, volumetria e, é claro, a qualidade de seus elementos construtivos, como as esquadrias no sistema unitizado.

Ver Mais Fechar 29/01/2018 Dávila compartilha experiência em gestão

Comemorando os 25 anos da empresa, o Arq. Cadu Rocha proferiu no dia 25 de janeiro de 2018 uma palestra com o objetivo de compartilhar, com colegas de profissão, um pouco do conhecimento da Dávila em relação à gestão de um escritório de Arquitetura. O evento realizado pela D/IT CASA, com apoio e organização da Mão Dupla, na figura de Paulo Leite, contou com a participação de 25 pessoas, na maioria arquitetos e designers de interiores.

Ver Mais Fechar 25/01/2018 Dávila completa 29 anos

A Dávila Arquitetura completa em 25 de janeiro seus 29 anos de existência. Há muito o que comemorar. São vários milhões de metros quadros projetados e construídos, dezenas de prêmios e algumas marcas de pioneirismo. Um dos pilares que sustenta e explica o sucesso e a capacidade de realização da Dávila é, sem dúvida, sua habilidade em reunir talentos. A partir da filosofia implementada pelo fundador, o Arq. Alberto Dávila, desde os primórdios da empresa, era necessário que o escritório fundamentasse sua inteligência a partir do somatório da capacidade e da excelência de seus colaboradores. Depois desta já longa caminhada, fica evidente o acerto da visão de Alberto. A Dávila representa um papel importante na sociedade porque está lastreada em valores e, o sustentáculo destes valores reconhecidos pela maioria dos que se relacionam com a empresa, são, justamente, seus colaboradores.

Ver Mais Fechar 21/12/2017 Minas Brisa lança torres residenciais

Com projeto da Dávila a Minas Brisa está lançando um belo complexo residencial no Vila da Serra (Nova Lima) com 3 torres entre 18 e 20 pavimentos. Duas das torres estão no Condomínio Prime House e a terceira, no Condomínio Uptown. Ao todo são 172 unidades com 2, 3 ou 4 quartos, 329 vagas, lazer com sauna, fitness, 2 piscinas, salão de festas e quadra esportiva.

Ver Mais Fechar 18/10/2017 Um projeto diferenciado

Acaba de ser lançado o 'Legacy', um edifício de alto padrão com unidades de 3 e 4 quartos no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Este projeto da Dávila para a Somattos oferece várias opções de plantas, entre 87 e 133m², dentre outras novidades. Em cada pavimento, por exemplo, cada unidade é diferente da outra, sem considerar as opções de personalização.  Outra novidade fica por conta dos apartamentos de 4 quartos, que contam com acesso exclusivo, além da fachada imponente e do moderníssimo tratamento conferido às áreas comuns. Confira no link o vídeo sobre o empreendimento, que inclui depoimento do Arq. Afonso Walace: https://tinyurl.com/ybvkzaz3

Ver Mais Fechar 05/10/2017 Saúde: Uma arquitetura mais humana

No portal do IAB/MG, o arquiteto do escritório Dávila Arquitetura, Antônio de Pádua Felga Fialho, explica como a humanização no atendimento aos pacientes tem se tornado uma prioridade para os serviços de saúde e como isso está sendo refletido num novo estilo de projetos arquitetônicos para clínicas e hospitais.

http://iabmg.org.br/site/arquitetura-que-humaniza-davila-arquitetura/

Ver Mais Fechar 22/09/2017 Selo Casa Saudável

A Dávila já tem dois projetos certificados com o "Selo Casa Saudável" e ambos são pioneiros nesta certificação. O Kadosh, da RKM foi o primeiro edifício certificado no Brasil, enquanto o Albert Scharlé foi o primeiro da América Latina a receber o grau máximo (A). O Selo Casa Saudável (SCS) é conferido a projetos, a edificações, a profissionais, a produtos e a métodos de manutenção que promovam a saúde e o bem estar das pessoas, sendo o primeiro no mundo a considerar estes fatores.

Ver Mais Fechar 13/09/2017 Centro de Pesquisa obtém o LEED

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Saint-Gobain, em Capivari-SP foi projetado pela Dávila e inaugurado em 2016. Recentemente recebeu a certificação LEED Gold conferida pelo Green Building Council (EUA). A certificação coroa um extenso trabalho dos projetistas envolvidos no sentido de conectar o centro aos mais modernos e rígidos conceitos de sustentabilidade vigentes no mercado internacional.

Ver Mais Fechar 31/08/2017 ION Escritórios Eficientes é premiado

O ION Escritórios Eficientes, um complexo empresarial "AAA" (Triple A) construído em Brasília acaba de ser distinguido com o PRÊMIO MASTER IMOBILIÁRIO 2017! Com projeto da Dávila, o empreendimento da Vilella & Carvalho, JC Gontijo e ECAP destacou-se em vários quesitos, incluindo sua implantação inovadora e a qualidade arquitetônica. Este é o terceiro Master Imobiliário Nacional recebido por um projeto da Dávila e o 21º prêmio conquistado pelo escritório. Na foto do evento de premiação em São Paulo (da esquerda para a direita), o Dr. José Celso Gontijo (representando o consórcio JCGontijo, Vilella & Carvalho e ECAP) e os Arquitetos Alberto Dávila, Afonso Walace, Ana de Paula Fonseca e Hairon Hasegawa, representando a Dávila Arquitetura.

Ver Mais Fechar 08/08/2017 Via Ômega é destaque no "Casas Bacanas"

Em parceria com a ArcoWeb, o portal/blog "Casas Bacanas" publicou recentemente uma lista com 13 projetos residenciais com propostas inovadoras. Dentre eles, o projeto da Dávila para o VIA ÔMEGA, em Brasília. Uma das características interessantes deste projeto é que, apesar dele possuir três pavimentos "tipo", a circulação horizontal foi resolvida em apenas dois pavimentos. Isto viabilizou menos desperdício de área construída com áreas comuns e também permitiu a definição de um leque de unidades-tipo, grande parte delas como lofts de dois pavimentos.

Confira: 

http://casasbacanas.com/blog/2017/07/11/13-edificios-residenciais-que-fogem-da-linguagem-comum/

Ver Mais Fechar 29/06/2017 Dávila recertificada sob a ISO 9001

Após minuciosa auditoria empreendida pelo Bureau Veritas em maio último, a Dávila teve sua certificação ISO9001 renovada por mais 3 anos. Ao mesmo tempo, tornou-se o primeiro escritório brasileiro de arquitetura a ser certificado sob a nova e revolucionária versão da norma, a '2015' *. O crédito para mais esta conquista vai para as dezenas de colaboradores da Dávila, que nos últimos 15 anos têm se empenhado continuamente na satisfação dos clientes, seguindo as melhores práticas de gestão da qualidade dos projetos. Os agradecimentos vão também para nossos parceiros e clientes pelo apoio e compreensão da importância da manutenção desta certificação para o aprimoramento da qualidade das obras construídas em todo o Brasil.

* FONTE: Sistema Certifiq / INMETRO - CÓDIGO NACE 71.11 "Atividades de Arquitetura"; 02/06/2017

Ver Mais Fechar 24/04/2017 Via Ômega destacado em lista

Para comemorar os 57 anos de Brasília, completados em 21 de abril último, a Arcoweb, editora da revista PROJETO, dentre outras, selecionou alguns projetos na cidade. Um deles é o projeto do Via Ômega, da Dávila Arquitetura, a única projeção (edifício) residencial da lista.

Com uma proposta diferenciada que visa homenagear o modernismo na Capital Federal, o Via Ômega oferece lofts, vários com dois pavimentos, o que é uma tipologia rara em Brasília. Uma das inovações do edifício desenhado pela Dávila é que, apesar dos pavimentos residenciais serem 3 (três), apenas dois destes pavimentos gastam espaço com circulação horizontal para acesso aos apartamentos. A solução engenhosa economizou muita área que, na maioria dos outros edifícios na cidade, é normalmente "desperdiçada" em circulação, incorporando esta área às unidades habitacionais.

Em relação à homenagem ao modernismo de Brasília, o pilotis oferece um painel de azulejos ao estilo Bulcão, enquanto a fachada envidraçada, modulada sob inspiração dos quadros do pintor holandês Piet Mondrian, permite um amplo contato da paisagem com o interior dos apartamentos.

Para visitar a publicação, copie e cole o endereço abaixo em seu navegador.

https://arcoweb.com.br/noticias/arquitetura/neste-aniversario-de-brasilia-listamos-18-projetos-na-cidade

Ver Mais Fechar 10/03/2017 Selfie APPapartamentos

O Selfie APPartamentos é um edifício residencial projetado pela Dávila para pessoas exigentes, cujo estilo de vida contemporâneo exige localização, conforto, praticidade e modernidade. São unidades de 1 ou 2 quartos e lofts duplex na Savassi, um dos bairros mais disputados e antenados de BH. A obra já se encontra em estágio avançado, com a alvenaria praticamente concluída.

Ver Mais Fechar 03/03/2017 Condomínio Atlândida atrai os olhares

Já está atraindo a atenção de quem passa pela Av. Bandeirantes, no Mangabeiras, em Belo Horizonte, o Condomínio Atlântida, da Marcelo Barros Engenharia. Localizado na esquina do Minas Tênis Clube (Unidade 2), o prédio exibe uma fachada refinada em granito e vidro. Ao mesmo tempo, estabelece uma relação com a rua e o entorno completamente diferente dos edifícios vizinhos.

Ver Mais Fechar 13/02/2017 Dávila investe no BIM

Nenhum arquiteto tem dúvidas de que a plataforma futura para desenvolvimento de projetos é a denominada BIM, ou "Building Information Modeling". A razão básica, é muito simples: trata-se de uma plataforma de desenho e desenvolvimento eminentemente tridimensional. Se antes os projetos eram imaginados tridimensionalmente porém desenhados em 2D, o BIM permite que a arquitetura - e os projetos complementares - desde a concepção até o detalhamento sejam imaginados e representados em 3D. Isto para não mencionar a parametrização, que é um grande passo para a agilização de orçamentos e da construção propriamente dita. Um dos entraves para o desenvolvimento da plataforma, entretanto, é seu alto custo. Em um mercado dominado por gigantes multinacionais, a maioria dos fornecedores de softwares BIM cobram preços exorbitantes que, dificilmente podem ser repassados aos preços dos projetos, a despeito dos ganhos de produtividade que a tecnologia é capaz de oferecer. Tudo é uma questão de tempo, no entanto, e a previsão é que no futuro a tecnologia se popularizará e se tornará a principal no mercado. Enquanto isso, a Dávila tem investido naquilo que é mais importante, ou seja, nos processos subsidiários à tecnologia BIM. Uma das boas parcerias que a Dávila mantém, por exemplo, é com a Projelet ECOM, empresa com a qual interagimos produtivamente no sentido de gerar conhecimento em relação ao melhor uso dos recursos que o BIM oferece. Sem favorecer um ou outro fornecedor de software e mantendo-nos à parte dos modismos, seguimos investindo no domínio do BIM de uma forma consistente e contínua.

 

Ver Mais Fechar 10/02/2017 Lançamento de pedra fundamental

Na manhã de 8 de fevereiro de 2017 foi lançada a pedra fundamental do Hospital Unimed Betim. A concorrida cerimônia contou com a presença de autoridades do município, dirigentes da Unimed-BH, arquitetos da Dávila e representantes da sociedade.Elaborado pela Dávila Arquitetura, o projeto foi elogiado pelo prefeito de Betim, Vittorio Medioli, que o classificou como "uma maravilha". As obras devem ser iniciadas em breve e a previsão é que estejam concluídas em dois anos.

Ver Mais Fechar 01/02/2017 Reforma da Sede da SME

A Revista Mineira de Engenharia (Nº 33), da SME (Sociedade Mineira de Engenheiros) publicou um extenso artigo sobre a reforma de sua Sede, em Belo Horizonte. Com projeto de reforma da Dávila Arquitetura, em breve a SME estará com sua casa totalmente renovada e novamente aberta à comunidade. Depois de 11 anos em endereço provisório, a obra em andamento garantirá muitos anos de funcionamento da entidade no tradicional endereço à Rua dos Timbiras. Segundo a revista, o arquiteto da Dávila responsável pelo projeto de reforma, Alessandro Marques, destaca a preocupação do presidente da SME, Augusto Drummond, em fazer uma obra à altura da importância da SME. Ainda segundo a revista, a meta da atual gestão da entidade é devolver o prédio aos engenheiros e à cidade de Belo Horizonte como um ponto de encontros, debates e desenvolvimento de novos projetos. Além do espaço administrativo da SME, há salas de reuniões, miniauditórios e outras áreas que podem ser usadas pelas empresas de engenharia do Estado para diversos tipos de eventos.

PÁGINA

3DE 21

ANTERIOR Página anterior | PRÓXIMA Próxima página

Desenvolvido por: Italic