Davila Arquitetura
Saúde
Ver Mais Fechar Centro Clínico Vital Brasília
Localização SEP SUL 710-910 Lote A. Setor de Edifícios de Utilidade Pública Sul. Brasília/DF Data: 13/01/2003 Área construida 5000.00 m² Área do terreno 1600 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 19 Nº de blocos / torres: 1

O Centro Clínico Vital Brasília é um prédio comercial de salas e conjuntos, devidamente planejados e equipados para a instalação de prestação de serviços em saúde. Vencedor na categoria institucional do "Grande Prêmio de Arquitetura" (Flex/OfficeSolution) em 2004, tem localização privilegiada em Brasília, tendo como vizinho imediato o Hospital HGO.

A vocação para atividades ligadas à saúde sugere interatividade entre ambos os empreendimentos. Neste sentido, o bloco do Vital Brasília, implantado no centro da projeção (terreno), comunica-se com o HGO através de uma passarela ao nível da rua e que eventualmente vence os vazios dos subsolos. Ao todo, são 3 possibilidades diferentes de acesso ao empreendimento, incluindo a vertical, através da chegada pelo subsolo. A passarela organizadora tangencia todo o empreendimento, permitindo o fluxo entre o HGO, o Centro Clínico e a esquina, dando fluidez a possíveis percursos urbanos e viabilizando a acessibilidade universal de uma maneira valorizada.

A organização arquitetônica do edifício também se articula através da passarela, que é encimada por um quadro-pórtico que lhe serve de cobertura, mas que em seu ponto central adentra o vão de entrada. A fachada é complementada pelo jogo de linhas, planos e volumes, caracterizados pela utilização de panos cegos e envidraçados, panos maciços e linhas suaves, indo da massa bruta a delicados brises horizontais. Este jogo de perpasses, aberturas e permissões evidencia o caráter aberto e comunicativo do Centro Clínico com a vizinhança.

Os pavimentos dividem-se em quatro salões de 150,00 m², perfeitamente integráveis em um espaço único. O projeto também prevê conexões alternativas entre os pavimentos, em alguns casos permitindo uma comunicação vertical entre salas e conjuntos, de maneira a dinamizar a ocupação.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Hospital Unimed Betim
Localização Av. Juiz Marco Túlio Isaac - Riacho de Areia Betim/MG Data: 20/06/2013 Área construida 56279,00 m² Área do terreno 28604,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 380 Nº de blocos / torres: 1

Este Hospital e Maternidade da UNIMED-BH será implantado em Betim-MG, na região metropolitana da capital mineira. A unidade ampliará a capacidade da Unimed, em Betim, em 18 mil internações por ano, mais que triplicando o já realizado pelo hospital. A expectativa é de que a operação do Hospital gere 2 mil empregos diretos para profissionais de saúde e técnico-administrativos, além de 1,5 mil empregos indiretos. 

Uma das preocupações principais do projeto foi a de criar um ambiente humanizado e sustentável, tendo sido um dos primeiros projetos dentro do conceito “Dávila Green”, utilizando iluminação e ventilação naturais, sempre que possível. Levando em conta a horizontalidade solicitada pelo cliente, definimos uma organização em dois blocos contínuos e conectados nos dois primeiros pavimentos, com núcleo central de circulação vertical. Isto permitiu a criação de um único grande pavimento, com um grande lobby linear de acesso que organiza os acesso aos diversos setores do hospital, incluindo o atendimento ao público interno e externo, bem como as atividades de apoio e logística. A partir do terceiro pavimento, os blocos se separam, sendo que o destinado às internações desenvolve-se mais verticalmente em comparação ao bloco técnico, também voltado ao estacionamento de veículos. 

No total o hospital abrigará 380 leitos de internação, dos quais 30 em regime de hospital-dia e 80 para terapia intensiva neonatal, pediátrica e de adultos. Um Pronto-socorro, com potencial para 200 mil atendimentos anuais, dobrará a média atual. Já o Centro de Radiologia e Exames oferecerá raios-X, ultrassom, endoscopia, mamografia, hemodinâmica, tomografia computadorizada e ressonância magnética, além de laboratório. O complexo contará ainda com  importantes serviços, como unidade coronariana e de hemodiálise.

 

 

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Centro de Promoção da Saúde - Unidade Pedro I
Localização Av. Pedro I - Planalto Belo Horizonte/MG Data: 10/08/2011 Área construida 12476,86 m² Área do terreno 6512,86 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 1

Situado no Vetor Norte de Belo Horizonte, o Centro de Promoção da Saúde UNIMED-BH - Unidade Pedro I possui sete pavimentos, alcançando uma área total de aproximadamente 12.500m². Sua estrutura abriga consultórios, laboratórios, centro de diagnóstico por imagem e espaços técnicos com capacidade para grande número de atendimentos médicos por mês. 

Garantindo o acesso universal a todos os públicos, o projeto aproveitou o grande desnível existente entre o terreno e a avenida definindo uma generosa rampa em curva, circundada por jardins, que liga a calçada ao edifício. A volumetria da edificação, que alia trechos curvos com arestas e linhas retas, destaca--se na paisagem geral do entorno sem, no entanto, conflitar com ela, devido ao grande afastamento em relação aos alinhamentos do terreno. A fachada é marcada por um volume em pele de vidro e elementos metálicos que contrastam discretamente com a estrutura mais maciça da torre.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Centro Médico Unimed e Centro de Inovação Unimed-BH
Localização R. Inconfidentes - Funcionários Belo Horizonte/MG Data: 06/01/2008 Área construida 26466,82 m² Área do terreno 3546,00 m²

Conclusão: 10/04/2014 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 142 Nº de blocos / torres: 2

Um projeto desafiador. O projeto do Centro Médico e Centro de Inovação da UNIMED-BH demandou um cuidado especial por situar-se em área tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. No mesmo terreno em que foi preservada uma casa histórica para a cidade, a Dávila projetou dois prédios modernos, funcionais e plasticamente atraentes. O empreendimento consiste em uma Central de consultórios médicos para atendimento aos associados da UNIMED e um Centro de Inovação voltado à capacitação e promoção do conhecimento médico científico e profissional. Esta combinação é um diferencial que o empreendimento oferece à cidade de Belo Horizonte e aos usuários e associados da UNIMED.  

Aproveitando a grande frente do terreno para a Rua dos Inconfidentes, duas torres foram ali foram implantadas, articulando um “L” em torno da casa tombada. Uma praça de convivência faz a articulação entre elas, conformando um espaço vazio que garante a transição entre o bem protegido e o conjunto de equipamentos localizado no embasamento. A Dávila buscou escalonar o embasamento das novas edificações visando melhorar a relação e visibilidade do bem e do imóvel para quem circula no quarteirão. 

Com 14 andares, o bloco destinado ao Centro Médico, situado mais ao fundo do complexo, oferece 142 consultórios para o atendimento a diversas especializadas, além de uma completa estrutura administrativa e serviços de apoio, além de laboratório e um Centro de Radiologia e Exames.

Já o bloco do Centro de Inovação está localizado na lateral da casa tombada, com acesso direto pela rua. Este edifício inclui salas de aula, laboratórios e salas multifuncionais. Conta ainda com Salão de Festas / Eventos e um auditório para aproximadamente 300 pessoas, além de áreas administrativas. 

Enquanto a casa tombada abriga setores administrativos da instituição, o restante do complexo compreende quatro pavimentos de garagem - totalizando em torno de 350 vagas de estacionamento - além de oito lojas comerciais e hall de acesso para os dois edifícios principais. 

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Centro de Promoção da Saúde UNIMED-BH - Unidade Santa Efigênia
Localização Av. Churchil - Santa Efigênia. Belo Horizonte/MG Data: 10/09/2010 Área construida 22.438.75 m² Área do terreno 4.811,42 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Em andamento Nº de unidades: 100 Nº de blocos / torres: 1

Localizado na área hospitalar de Belo Horizonte, o Centro de Promoção à Saúde (CPS) Santa Efigênia - Unimed-BH abrigará consultórios, laboratórios e espaços técnicos destinados à realização de milhares de atendimentos médicos/mês. Ao todo, o edifício possuirá 11 andares, sendo 3 subsolos de garagem e 8 pavimentos com área aproximada de 1.800 m² cada. 

Através de dois níveis distribuidores, o acesso universal aos clientes a ambos é viabilizado em função do desnível da rua e um pórtico-convite marca e organiza as entradas. O foyer com pé-direito quíntuplo embasa um dos vazios que intercepta e ilumina naturalmente todos os pavimentos de consultórios. O efeito é possibilitado pelo avanço do volume central em vidro, com forma cilíndrica e ovalada que se desprende do frame cartesiano que o envolve. Este frame funciona como um exoesqueleto cuja relação com o solo é definida por pilares com memória modernista. 

O resultado plástico deste contraste entre os principais volumes do edifício reproduz uma dialética clássica entre técnica/ciência e humanidade/sensibilidade. Como resposta, estabelece um equilíbrio contemporâneo que se traduz em cuidado, saúde e bem-estar.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Expansão Hospital Unimed
Localização Av. do Contorno, 2983 - Santa Efigênia Belo Horizonte/MG Data: 01/10/2010 Área construida 65.200,73 m² Área do terreno 4064,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Em andamento Nº de unidades: 328 leitos, aproximadamente Nº de blocos / torres: 1

A expansão do Hospital Unimed, localizado no bairro de Santa Efigênia, em Belo Horizonte, MG, proverá assistência aos pacientes crônicos e clínicos, tendo como um de seus focos os pacientes idosos, cujo número vem crescendo muito na cidade e em todo o Brasil, o que requer medidas urgentes para um melhor atendimento deste público. Trata-se da ampliação de um Hospital Geral, de nível terciário, com pronto-socorro adulto, pronto-socorro infantil, centro de radiologia e exames (ultrassom, ressonância magnética, tomografia, hemodinâmica e raio-x), centro cirúrgico ambulatorial, internação tipo leito--dia, endoscopia, hemodiálise para pacientes internados, laboratório para pacientes internados, centro cirúrgico, UTI adulta, UTI pediátrica e unidade de internação. 

O empreendimento tem uma frente voltada para a Praça Floriano Peixoto, e outra para a Rua Professor Otaviano de Almeida. A ampliação terá 5 subsolos e 9 pavimentos, sendo o último parcialmente descoberto. Depois de concluída, a expansão terá uma área construída total de 65.200,73m². O prédio existente tem 7 pavimentos, que serão ligados aos pavimentos do novo prédio, que terá 8 pavimentos.

 

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Brasília Medical Center
Localização SGAN Quadra 607 módulo B. Setor de Grandes Áreas Norte. Brasília/DF Data: 09/08/2004 Área construida 22906,00 m² Área do terreno 10000,00 m²

Conclusão: 14/03/2007 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 173 Nº de blocos / torres: 1
Site do empreendimento
Ver Mais Fechar HOB - Hospital Oftalmológico de Brasília
Localização SAGS 607, Conjunto G. Setor de Grandes Áreas Sul. Brasília/DF Data: 09/01/2005 Área construida 8214.16 m² Área do terreno 5040,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 1

Complexo médico-hospitalar, composto de edificação existente com 2 pavimentos, sendo um deles subsolo e o outro ao térreo. Corresponde à 1ª etapa dos trabalhos o projeto de Integração do edifício existente com nova edificação que abrigará moderno centro de oftalmologia e estética em vários níveis.

O arranjo dos edifícios no terreno conformou em uma praça central que é a entrada principal do empreendimento, espaço de convivência e estar para público. Essa praça conecta-se diretamente com o estacionamento contíguo ao terreno. O arranjo dos edifícios no terreno conformará uma praça central que será a entrada principal do empreendimento, espaço de convivência e estar para público. Essa praça conecta-se diretamente com o estacionamento público contíguo ao terreno.

A 1ª etapa dos trabalhos consiste no projeto de um novo pavimento sobre a edificação existente, algumas reformulações de lay-out interno além da remodelação total da fachada voltada para a L-2.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Biocenter
Localização SEP Sul, 709/909 , lote F. Setor de Edifícios de Utilidade Pública Sul. Brasília/DF Data: 31/05/2000 Área construida 3109.65 m² Área do terreno 1600 m²

Conclusão: 07/02/2003 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 88 Nº de blocos / torres: 1

Centro de clínicas médicas em Brasília. 

Fotos: Gustavo Xavier

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Rio Cidade Saúde®
Localização Confluência dos bairros de Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Rio de Janeiro/RJ Data: Não disponível Área construida 470000.00 m² Área do terreno 48672,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: Nº de blocos / torres:

O Rio Capital Saúde é um projeto de ocupação urbana voltado à promoção da excelência de serviços de saúde. Embora o Rio conte com equipes médicas e de pesquisadores altamente capacitadas, ainda falta um espaço onde estas habilitações possam ser reforçadas pela sinergia e troca de experiências, como ocorre em grandes centros médicos ao redor do mundo.

Além de atender uma demanda da própria população local, a proposta da Dávila pretende oferecer perspectivas de desenvolvimento tecnológico e econômico compatível com a realidade contemporânea da capital carioca e do estado fluminense. O Rio Capital Saúde favorecerá ainda o turismo e o setor educacional, enfatizando a vocação para serviços da cidade e região.

O terreno identificado para a implantação do Rio Saúde fica na confluência dos bairros de Jacarepaguá, Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca. Lindeiro a várias das principais vias da região, como a Estradas dos Bandeirantes, Av. Ayrton Senna, Linha Amarela e Av. das Américas, o local escolhido para o Rio Saúde possibilita fácil e rápido acesso a todas as demais regiões da cidade. Seu entorno imediato abriga o Barra Shopping, um dos maiores shoppings da América do Sul, o Autódromo de Jacarepaguá, o RioCentro, principal local de eventos da cidade além do Hospital Sarah Kubitschek. Ou seja, uma área simplesmente perfeita para um complexo de excelência em saúde, com acessos e vizinhança privilegiados. O conceito do Rio Capital Saúde é amplo o bastante para abranger todas as questões ligadas à qualidade de vida - do esporte às academias de ginástica; dos hospitais, laboratórios e centros de diagnóstico avançado aos centros de conveniência; das áreas destinadas a estabelecimentos educacionais especializados, museus e eventos culturais até as áreas verdes.

O complexo é complementado por setores destinados à Educação e Cultura e também o Turismo - mais especificamente para o turismo de eventos voltado para a área de Saúde – incluindo escolas técnicas e superiores, hotéis e outras facilidades de hospedagem e long-stay. Um arrojado espaço urbano, digno do Rio de Janeiro, o Rio Capital Saúde foi concebido como uma proposta voltada para o futuro, admitindo conexões facilitadas com áreas circunvizinhas para eventuais expansões. A capital fluminense estará ganhando um ambiente dinâmico e variado, onde o tema de especialização - o atendimento, promoção e pesquisa em “saúde” - contribuirá para transformar a cidade em um centro de excelência na área de saúde.

®Marca registrada para Dávila Arquitetura.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Capital Saúde®
Localização SCES – Setor de Clubes Esportivos Sul. Brasília/DF Data: Não disponível Área construida 248000,00 m² Área do terreno 329000,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: Nº de blocos / torres:

O Capital Saúde é em conceito que evolui a proposta da Cidade Saúde, desenvolvida para Brasília na virada do século. O objetivo era e permanece sendo o de transformar Brasília um centro de referência e de excelência na área de saúde, capaz de atrair parte da demanda existente nas cidades que estão localizadas num raio de 800 km ou uma hora de vôo, como por exemplo, Goiânia e Belo Horizonte.

Inspirado nos “Science Parks” ou “Tech Parks” existentes em outros países - reconhecidos como catalisadores de desenvolvimento científico, econômico, social e turístico - o Capital Saúde foi imaginado como um local perfeito para a interação de diversas atividades complementares e afins, de maneira a conformar um todo sinérgico. A proposta original previa a utilização de uma ampla área no Setor de Clubes Esportivos Sul da Capital Federal, em região de fácil acesso a toda a cidade.

O urbanismo e setorização propostos pela Dávila Arquitetura seguem os ideais de Lúcio Costa, o idealizador do traçado da nova capital. Amplas avenidas distribuídas por largos monumentais conectam os diversos setores do Capital Saúde, de maneira a conciliar a especialização, necessária em alguns casos, com a promoção da interatividade – desejada como um conceito geral para o empreendimento. O resultado foi um desenho urbano suave, elegante e grandioso, onde o verde, o respeito ambiental e a importância do ser humano foram elevados a patamares desconhecidos até em Brasília.

Dentre os diversos equipamentos previstos para a Cidade, podemos citar: - Escolas Técnicas e Faculdades de Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas; - Hospitais Gerais, Hospitais Infantis e Hospitais Especializados; - Centros Clínicos e Laboratoriais; - Day-hospitals; Flat-Services e Flats para a 3ª Idade; - Estruturas de hospedagem para curta, média e longa duração; - Centros de serviços complementares, incluindo manutenção, lavanderia, etc. - Centros de estética; SPA’s; Academias de Ginástica e Reabilitação; - Centros de Referência e Pesquisa Médica; - Centros de feiras, convenções e exposições; - Bibliotecas; - Museus didático-interativos / Parque temático na área de Saúde (p. Ex. Anatomia; profilaxia; qualidade de vida; etc.); - Lojas e espaços de serviços complementares ao setor. - Centro administrativo para gestão do complexo.

®Marca registrada para Dávila Arquitetura.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Cidade Saúde®
Localização Brasília/DF Data: 01/05/1999 Área construida 1035332.00 m² Área do terreno 498447,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 0 Nº de blocos / torres: 0

Concebida em 1999, a Cidade Saúde permanece como um conceito arrojado até hoje. O objetivo era o de transformar Brasília um centro de referência e de excelência na área de saúde, capaz de atrair parte da demanda existente nas cidades que estão localizadas num raio de 800 km ou uma hora de vôo, como por exemplo, Goiânia e Belo Horizonte. 

Inspirado nos “Science Parks” ou “Tech Parks” existentes em outros países - reconhecidos como catalisadores de desenvolvimento científico, econômico, social e turístico - o Cidade Saúde foi imaginado como um local perfeito para a interação de diversas atividades complementares e afins, de maneira a conformar um todo sinérgico.

A proposta original previa a utilização de uma ampla área na Asa Norte da Capital Federal, em região próxima ao novo Setor Noroeste. A própria localização já incluía a visão de expandir para o Norte de Brasília este importante conjunto de equipamentos, ao invés de concentrá-los na região central e sul da cidade. O urbanismo e setorização propostos pela Dávila Arquitetura respeitavam totalmente os ideais de Lúcio Costa, o idealizador do traçado da cidade. Amplas avenidas distribuídas por largos monumentais conectavam os diversos setores da Cidade Saúde, de maneira a conciliar a especialização, necessária em alguns casos, com a promoção da interatividade – desejada como um conceito geral para o empreendimento.

O resultado foi um desenho urbano suave, elegante e grandioso, onde o verde, o respeito ambiental e a importância do ser humano foram elevados a patamares desconhecidos até em Brasília.

Dentre os diversos equipamentos previstos para a Cidade, podemos citar: - Escolas Técnicas e Faculdades de Medicina, Enfermagem e Ciências Biológicas; - Hospitais Gerais, Hospitais Infantis e Hospitais Especializados; - Centros Clínicos e Laboratoriais; - Day-hospitals; Flat-Services e Flats para a 3a. Idade; - Estruturas de hospedagem para curta, média e longa duração; - Centros de serviços complementares, incluindo manutenção, lavanderia, etc. - Centros de estética; SPA’s; Academias de Ginástica e Reabilitação; - Centros de Referência e Pesquisa Médica; - Centros de feiras, convenções e exposições; - Bibliotecas; - Museus didático-interativos / Parque temático na área de Saúde (p. Ex. Anatomia; profilaxia; qualidade de vida; etc.); - Lojas e espaços de serviços complementares ao setor. - Centro administrativo para gestão do complexo.

* Projeto desenvolvido em parceria com o arquiteto João Carlos Bross.

®Marca registrada para Dávila Arquitetura.

Site do empreendimento
Desenvolvido por: Italic