Davila Arquitetura
Shoppings / Centros Comerciais
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Localização R. Jorge Batista Filho - Olhos D'Água Belo Horizonte/MG Data: 25/10/2017 Área construida Não disponível Área do terreno 13327,96 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 1

O Mercado de Origem nasce da parceria entre a Fundação Doimo e a Emater. Sua proposta é a de ser um espaço para a troca de conhecimento e para a realização de negócios relacionados à agricultura familiar, responsável por 70% dos alimentos que estão na mesa dos brasileiros.

Em outras palavras, o Mercado é um entreposto bem estruturado e confortável onde pequenos produtores oferecerão uma ampla gama de gêneros alimentícios in natura ou processados de forma artesanal ou em pequena escala. Os produtos virão diretamente do campo para a cidade e a venda será feita diretamente para o consumidor final ou a pequenos revendedores, assim eliminando atravessadores.

Além da oportunidade de adquirir produtos com origem certificada, os frequentadores vivenciarão no mercado uma verdadeira experiência de compra, feita de forma sustentável, tanto em termos ambientais como sociais e econômicos. A tônica estará no resgate de valores como os do artesanal, natural, orgânico, simples, original e manual, com o incentivo e empoderamento dos pequenos produtores.

Outra vantagem é que o know-how gerado pelo Mercado de Origem retroalimentará os processos produtivos dos pequenos produtores, visando um aprimoramento em termos de qualidade para seus produtos e da gestão de seus negócios. A médio e longo prazo, produtores, consumidores e o mercado como um todo se beneficiarão do conhecimento adquirido.

LOCALIZAÇÃO
Ao retomar os antigos conceitos dos mercados municipais, ou seja, conectando de forma mais direta quem produz e quem consome, o Mercado de Origem segue uma tendência mundial. Para que funcione, a localização é primordial e o empreendimento está estrategicamente localizado na região sul de Belo Horizonte, muito próximo a equipamentos comerciais e de lazer consolidados, como o BHShopping, LeroyMerlin e BH Outlet, dentre outros - região que concentra o maior PIB da capital mineira. Ao mesmo tempo, pode ser facilmente acessado pela população da região metropolitana, através da BR-040/356 e do Anel Rodoviário.

ESTRUTURA
Com 300 lojas e 1.200 vagas de estacionamento em 3 níveis de garagem coberta, o Mercado alcançará 14.000m² de área construída em sua primeira etapa. Serão quatro andares destinados à venda de produtos da agricultura familiar certificados e aprovados na inspeção sanitária para o consumo. Os pavimentos serão conectados por núcleos de elevadores e escadas fechadas nas extremidades do mall e por escadas abertas no centro.

O Mercado terá uma estrutura completa para receber eventos de pequeno, médio e grande porte, incluindo um terraço panorâmico e de lazer com mais de 2.700m². Também farão parte do complexo um Espaço Multiuso, Espaço Kids, Centro de Beleza e Saúde, Cozinha Show e Ilhas Gourmet. Uma fazendinha urbana com horta orgânica e animais, incluindo peixes e aves complementam o mix. A previsão é que todo o empreendimento seja gerido por um sofisticado sistema de informações que potencialize sua logística e capacidade de armazenagem e distribuição.

ARQUITETURA
O projeto do Mercado de Origem marca a retomada da arquitetura dos mercados em Belo Horizonte. Como explica o Arq. Afonso Walace, da Dávila Arquitetura, o novo empreendimento é cheio de referências aos antigos espaços mercantis da capital mineira. “Antes de chegarmos ao conceito do Origem, pesquisamos alguns mercados de BH, principalmente à antiga Feira de Amostras de BH, localizada na Praça Rio Branco.” Afirma Afonso, ratificando a importância da preservação dos símbolos da cidade, mesmo que em releituras. “Identificamos um símbolo importante naquele edifício - a torre de relógio - que marcava verticalmente o empreendimento, em alinhamento com o eixo da Av. Afonso Pena. Achando interessante resgatar o conceito, aproveitamos uma caixa d’água preexistente, um volume que já existia e o transformamos em torre de relógio.” completa o arquiteto.

Na prática, reaproveitamento é a tônica do novo projeto que partiu de um prédio existente. Na prática, o Mercado de Origem, é uma ampla obra de retrofit com alteração no uso: um obsoleto prédio usado como motel sai de cena e a cidade ganha um mercado que concilia tradição e inovação. Além da economia com visão sustentável obtida com a readequação de um prédio existente, o Mercado de Origem tem a previsão de outros recursos contemporâneos favoráveis ao planeta, como a geração de energia fotovoltaica a partir de placas na cobertura.

Segundo Walace, a tipologia anterior do edifício foi favorável ao novo uso. A antiga modulação que conjugava uma sequência de quartos e vagas para os veículos dos usuários foi convertida nos boxes das lojas, enquanto as pistas de rolamento dos veículos se converteram em um mall com cobertura zenital. O resultado é espaço de sobra para os novos frequentadores, que poderão circular com muito conforto pelo mercado.

Além do relógio, outras referências aos antigos mercados de Belo Horizonte podem ser encontradas no design do Mercado de Origem, como explica o arquiteto da Dávila: “Procuramos incorporar no desenho elementos que remetem ao Mercado Central e ao Mercado Novo. Um exemplo são os cobogós, bem característicos daqueles espaços, cujo efeito reproduzimos utilizando novos materiais. Por outro lado, a fachada traz elementos diferenciados dos antigos mercados da capital, mas que podem ser lidos em outros edifícios da cidade.” Afonso cita como exemplo os frontões que marcam o visual do Mercado de Origem, que remontam à uma arquitetura clássica rústica de mercados e galpões vistos pelo mundo afora.” Outro efeito inovador é que no meio das paredes ‘cobogó’, imaginamos vitrines que conferem um toque contemporâneo surpreendente à edificação. Há também na fachada principal um terraço para o qual se abrem algumas lojas com potencial para serem ocupadas por bares e restaurantes. Estas lojas, por sua vez, terão a frente em tijolos aparentes e com a entrada protegida pelos característicos toldos que marcam cafés e mercearias europeias.

Nos interiores, a arquitetura desenvolvida pela Dávila reúne referências a vários mercados do mundo nos detalhes e acabamentos, enquanto mantém o espírito de ‘mineiridade’. Assim são as coberturas metálicas que ostentam um ‘toque’ amadeirado e os guarda-corpos, com uma estética mais rústica, em aço corten. Com instalações elétricas aparentes, o resultado é um ambiente acolhedor, com iluminação e ventilação naturais que associam o Mercado Central de BH e texturas mineiras à estética do Chelsea Market, grande sucesso de público na cada vez mais valorizada região de Chelsea, na cidade de New York.

“Não tenho dúvidas que o Mercado de Origem será um grande sucesso não apenas por atender a uma questão social, de valorização das pessoas do campo, das pessoas e famílias que produzem, mas também pelo cuidado e carinho que dispensamos ao projeto como um todo.” afirma Afonso Walace “As pessoas perceberão através das referências e, também, pelo conforto e conveniência, que a arquitetura do Mercado é uma reafirmação de nossos melhores valores. Será como uma ponte entre a tradição que herdamos do passado e os sonhos que temos para nosso futuro.”

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Localização R. Musas - Santa Lúcia Belo Horizonte/MG Data: 24/04/2017 Área construida 3030 m² Área do terreno 11379,65 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 225
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Localização Av. Brasil, 1264 Belo Horizonte/MG Data: 27/04/2015 Área construida 2436,44 m² Área do terreno 562,40 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 1
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Localização Rodovia LMG-800 Lagoa Santa/MG Data: 22/10/2013 Área construida 67900 m² Área do terreno 22035,88 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 2 Nº de blocos / torres: 2
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Localização Setor Habitacional Mangueiral – CR01 Brasília/DF Data: 14/11/2013 Área construida 68745,14 m² Área do terreno 30292,14 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 158 Nº de blocos / torres: 1
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Localização Av. Elias Yazbek Embu/SP Data: 26/11/2012 Área construida 50599,60 m² Área do terreno 21133,01 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 245 Nº de blocos / torres: 3
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Localização Carapicuíba/SP Data: 26/07/2012 Área construida 157767,29 m² Área do terreno 122515 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 658 Nº de blocos / torres: 5
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Localização R. Antônio Rivoiro Ribeirão Preto/SP Data: 26/07/2012 Área construida 163856,32 m² Área do terreno 145200 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 400 Nº de blocos / torres: 4
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Localização / Data: 01/06/2012 Área construida 262050,00 m² Área do terreno 136000,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 4 Nº de blocos / torres: 4
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Localização Av. Babita Camargos – Cidade Industrial Contagem/MG Data: 30/05/2012 Área construida 61818 m² Área do terreno 31098 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 23 Nº de blocos / torres: 5
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Localização Gleba Comercial CC-01 Valparaíso/GO Data: 11/03/2010 Área construida 28471,75 m² Área do terreno 23242,96 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 191 Nº de blocos / torres: 4
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Localização Av. Olegário Maciel - Lourdes. Belo Horizonte/MG Data: 12/03/2004 Área construida Não disponível Área do terreno 13500,00 m²

Conclusão: 15/02/2005 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 1

O Diamond Mall é um dos shoppings do Grupo Multiplan em Belo Horizonte (ao lado do BH Shopping e Pátio Savassi). A Dávila foi a responsável pelo detalhamento da primeira expansão do empreendimento, que transformou um piso de estacionamento em mall.

A ocupação deste 3º piso ocorre de maneira diferente dos mais antigos. A proposta incluiu o uso de materiais diferenciados, mais nobres, incluindo madeira (tábua corrida). O forro também foi imaginado para ser diferente do observado nos outros pisos. Outra particularidade do 3º piso foram os espaços de estar ali criados, humanizando o ambiente e contribuindo para uma maior permanência do público frequentador.

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Localização Rua Quaresmeira EPTG - Estrada Parque Taguatinga Brasília/DF Data: 28/02/2005 Área construida 6831.47 m² Área do terreno 70686,00 m²

Conclusão: 14/03/2006 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 52 Nº de blocos / torres: 1

Implantado na EPTG, no Guará, o Florida Mall foi idealizado como um shopping de conveniência e lazer. Situado junto ao Condomínio Riviera, que possui 15 torres residenciais, o Florida oferece serviços não só para os moradores como para todos os usuários da EPTG, entre Taguatinga e Brasília. Seguindo o conceito de "open mall", conta com ventilação e iluminação natural em seus dois pavimentos.

Ao todo são 81 lojas, incluindo uma Praça de Alimentação. O projeto de arquitetura do shopping buscou a escala humana, definindo uma ambiência de conforto e bem-estar. A entrada principal é marcada por uma cobertura translúcida na forma de um "V", mais alta que o porticado que percorre praticamente toda a fachada desenvolvida em suave curva - uma característica marcante do empreendimento.

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Localização SCN – Setor Comercial Norte Quadra 2 Bloco D. Brasília/DF Data: 01/07/1992 Área construida 10643.30 m² Área do terreno 0 m²

Conclusão: 01/11/1994 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 810 Nº de blocos / torres: 2

Inaugurado em novembro de 1994, o Liberty Mall totaliza 5.742,44 m² de Área Bruta Locável (ABL) em pouco mais de 10.000m² de área construída. Conta com praça de alimentação e 4 salas de cinema.

O shopping desenvolve-se como o embasamento de duas torres comerciais que se dispõem simetricamente em suas extremidades. São dois pisos de lojas articulados no vão central por escadas rolantes e iluminação zenital. Sendo um espaço de compras sofisticado, a arquitetura buscou criar uma riqueza visual através da movimentação de planos que interceptam as longas colunas de seção circular.

Embora abusando da luz e do branco, o resultado é um espaço visualmente rico, condizente com o foco mercadológico do empreendimento.

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