Davila Arquitetura
Esporte e Lazer
Ver Mais Fechar Minas Tênis Clube: Plano Diretor
Localização Rua da Bahia - Lourdes. Belo Horizonte/MG Data: 06/08/1998 Área construida 63903.53 m² Área do terreno Não disponível

Conclusão: 19/02/2013 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 3

Em mais de seis décadas de incansável trabalho, o Minas Tênis Clube tem edificado um patrimônio que ultrapassa em muito a dimensão física, construída: as fronteiras minastenistas vão muito além de seus muros. A partir da histórica Unidade I e mais recentemente da Unidade II, o clube vem se desenvolvendo continuamente, levando - e elevando - o nome de Minas Gerais a todo o país e também ao exterior.

Em relação às intervenções próximas e futuras que serão empreendidas na Unidade, seu sucesso estará atrelado precisamente à capacidade de conciliação. Capacidade de conciliar a memória com as necessidades de conforto e adequação funcional. Capacidade de conciliar o desfrute do esporte como lazer e como competição, e estas com as atividades culturais. Capacidade de conciliar os diferentes objetivos dos públicos que frequentam o clube. Capacidade de conciliar o clube à cidade.

No desenvolvimento do Plano Diretor da Unidade I, buscamos contemplar seus espaços com toda essa capacidade conciliatória - e mais alguma. Desta maneira, podemos dizer, modelamos um novo Minas I. E o melhor, este novo clube, é, em grande parte, o resgate do que foi o Minas original, no que diz respeito à sua presença urbana e à qualidade de seus espaços e sua interatividade positiva. Ao multiplicar o aproveitamento do espaço físico disponível, esta proposta persegue, simultaneamente, as melhores alternativas, para que mais equipamentos não signifiquem menos espaço livre. Pelo contrário, ao enfocar os espaços principalmente pela ótica da qualidade, o resultado é: mais alternativas de lazer e conforto para os usuários (os mantenedores da instituição); mais funcionalidade na administração do dia-a-dia e na prestação de serviços aos sócios; mais racionalidade na setorização das atividades, evitando cruzamentos e superposições. Enfim, não apenas uma nova “cara” para o Minas I, espelhada em suas origens.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Minas Tênis Clube: Centro Esportivo e de Lazer
Localização Rua da Bahia - Lourdes Belo Horizonte/MG Data: 06/08/1998 Área construida 63903,53 m² Área do terreno Não disponível

Conclusão: 19/02/2013 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 3

Ao longo de aproximadamente uma década o “Minas”, como é carinhosamente chamado pelos sócios e pela população em geral, foi se transformando. A Dávila foi responsável também pelos projetos arquitetônicos e uma das primeiras etapas concluídas foi o Centro de Treinamento.

De uma maneira geral, o projeto manteve os edifícios históricos, representados pela Sede Social e a torre do relógio junto à piscina, reorganizando todos os demais espaços. A parte central do clube foi toda liberada de construções, que foram concentradas no perímetro, o que viabilizou a ampliação do parque aquático.

O Centro de Lazer, além de uma nova piscina coberta, concentra agora uma série de quadras esportivas sobrepostas – notadamente as de tênis, que ocupavam a área central do clube, agora democratizada.
O Centro de Treinamento é outra parte importante do complexo. Em seus vários pavimentos, oferece desde quadras de squash até quadras de vôlei, basquete e futebol de salão, quadras poliesportivas e ginásios para ginástica olímpica e judô. Coroando o CT, está o novo ginásio do clube, a Arena capaz de abrigar em torno de 4.400 torcedores, em dois níveis de arquibancadas fixas, além de um nível de arquibancadas móveis.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Minas Tênis Clube: Parque Aquático
Localização Rua da Bahia - Lourdes BH/MG Data: 06/08/1998 Área construida Não disponível Área do terreno Não disponível

Conclusão: 19/02/2013 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: Nº de blocos / torres:
Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Minas Tênis Clube: Centro de Facilidades
Localização Belo Horizonte/MG Data: 06/08/1998 Área construida 63903,53 m² Área do terreno Não disponível

Conclusão: 19/02/2013 Estágio da Obra: Finalizada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 1

O Minas Tênis Clube é uma das mais tradicionais instituições de lazer e esporte de Belo Horizonte. Tendo atualmente várias unidades na cidade e imediações, sua tradicional sede no bairro de Lourdes da capital mineira, entregou, aos seus sócios, mais uma das etapas do Plano Diretor, inicado em 1998.

O Centro de Facilidades, com quase 24.000 m2 concentra os setores administrativos da empresa em uma torre, além de Salão de Festas, Teatro, Galeria de Exposições e o museu do clube, vestiários, academias e lanchonetes, estacionamento dentre outros serviços.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Sesi
Localização Rua Bela Vista, 220 Betim/MG Data: 18/09/2013 Área construida 50062,18 m² Área do terreno 122807,00 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres: 8

O novo Clube Sesi Betim amplia suas funções e incorpora outras, tornando-se um equipamento mais completo e complexo, para atender seus associados e ampliar sua interface com o parque industrial de Betim e sua população, através de novos espaços e possibilidade de prestação de novos serviços a comunidade.
O conceito básico de sua nova organização espacial parte da adoção de que o clube volta-se para a cidade invertendo seu acesso e abrindo-se para a Av. Marco Tulio Isaac, em uma grande praça linear, conferindo ao complexo sua dimensão urbana. A remoção do atual centro de convenções permite a criação de um grande espaço linear no nível médio do terreno ocupado com a extensão do parque aquático que funciona com o grande organizador do espaço e ordenador dos fluxos de todo o complexo.
A ampliação do centro de convenções,(com salão para ate 2000 pessoas, auditório/teatro para 500 lugares galeria de arte e restaurante) do hotel, (agora de negócio com 180 quartos) e a criação de estacionamento para 300 veículos, torna-o um novo equipamento, de importância metropolitana, e ocupa o lugar de maior visibilidade urbana, na esquina do terreno.
A área mais publica do clube ocupa a parte baixa do terreno, criando uma área de transição da interface com a cidade, com fluxo interno e externo ,e a área privada do clube mais controlada com fluxo interno.
Nesta área implantou-se o estacionamento para 600 veículos, área de conveniência, administração e salão de festas.
Na transição da área baixa e o espaço central, criou-se uma grande laje dando continuidade a atual sauna, que abriga as atividades indoor de academia e salões de dança, lutas e ginástica conectando-se no seu final ao atual ginásio pela nova piscina coberta para aulas treinamento e competição.
Criou-se assim um setor de competição formado pela piscina coberta ginásio e campos de futebol, com acesso independente também pela Av. Marco Tulio Issac, com possibilidade de fluxo externo completamente independente do fluxo interno do clube.
Na parte alta do terreno alojou-se as atividades mais internas do clube, o novo restaurante e lanchonete principal com varanda panorâmica acima do atual vestiário, que se mantém, as quadras sendo 2 cobertas, o pump skate e a manutenção do corpo maior do atual hotel mantendo sua característica de uma pousada resort.
As churrasqueiras, tradicionais do clube, ocupam as mesmas áreas mas recebem tratamento plástico e melhoria no seus equipamentos, aumentando sua quantidade, organizando melhor a atividade e seu espaço, mais integradas ao parque aquático, aumentando o conforto de seus usuários.
A APP agora dentro do terreno define uma barreira entre convenções e clube e deve ser tratada com paisagismo e princípios de sustentabilidade tornado-se mais uma área de lazer e educação ambiental para seus associados.
A área de serviço com acesso no final do terreno pela rua Vale do Paraopeba utiliza a atual via de estacionamento para conectar-se pela parte alta com todas as áreas do clube, inclusive ao antigo acesso que transforma-se em secundário e de serviço.
Plasticamente acreditamos na adoção de uma forma mais pura e simples que espelha a imagem da entidade, pontuada por poucos blocos mais expressivos que se transformam em marcos urbanos significativos.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Parque Olímpico
Localização Av. Abelardo Bueno – Jacarepagua Rio de Janeiro/RJ Data: 24/07/2011 Área construida 396280 m² Área do terreno 1180000 m²

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 2772 Nº de blocos / torres: 15

O Projeto do Parque Olímpico é formado por dois principais blocos: o MPC – Media Press Center e o IBC – International Broadcast Center.

O MPC é o principal local de trabalho para todos os jornalistas credenciados. Centro de informação com disponibilização de resultados e estatísticas. Local com ampla conectividade (internet, telefone) para os jornalistas se conectarem às suas sedes. Funcionará como um edifício vertical de 12 pavimentos e um PUC. Estacionamento no subsolo aflorando 1,5m. 85.000,00 m² de área coberta.

Já o IBC Localiza-se integrado ao MPC. É utilizado pelas emissoras de TV para a retransmissão de imagens para seu país de origem. Sala de Controle que recebe imagens de todos os locais de jogos e distribui para as emissoras com direito de retransmissão. Área dedicada para a instalação de antenas para retransmissão. É um edifício horizontal integrado ao MPC, na sua porção posterior é um edifício vertical de escritórios e circulação vertical. 55.000,00 m² de área coberta.

Além destes dois blocos, também foi realizado o estudo para as Arenas de Tênis e o Alojamento dos Atletas.

***Projeto desenvolvido com o escritório Black Box.

Site do empreendimento
Ver Mais Fechar Autódromo SigmaVille
Localização Estrada Municipal JGR-254 / Estrada Municipal PLN-212 Paulínia/SP Data: 10/11/2004 Área construida Não disponível Área do terreno Não disponível

Conclusão: Não disponível Estágio da Obra: Não iniciada Nº de unidades: 1 Nº de blocos / torres:
Site do empreendimento
Desenvolvido por: Italic