Alvarenga 594
Arquitetura
Residenciais / Verticais
Minas Gerais
Belo Horizonte
2021
2020 Alvarenga 594 Belo Horizonte Área construida: 6.620,11 m² Área do terreno: 924,00 m² Rua Alvarenga Peixoto, 594 – Lourdes
Imagens: acervo MIP Edificações

Desenhado pela Dávila para a MIP Edificações, o ‘Alvarenga 594’ é uma torre residencial de alto padrão, localizada no coração do bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Ocupa um terreno lindeiro a uma edificação art-decô, implantada na esquina e característica desta área tradicional e valorizada da capital mineira. Esta vizinhança inspirou a volumetria peculiar do edifício que, ao mesmo tempo, reflete sua disposição interna.

 

Os primeiros pavimentos da torre, até o telhado do bem tombado adjacente são ocupados pelas garagens. Cuidadosamente recuadas, também permitem que o prédio estenda seus pilares visualmente até o solo. Por outro lado, este afastamento permite a configuração de um grande jardim que ocupa toda a dianteira do empreendimento e que tem, como pano de fundo, um grande mural. De autoria de Alexandre Mancini, o painel homenageia nossa arquitetura modernista que tem algumas de suas mais importantes raízes fincadas em solo mineiro. O acesso ao edifício ocorre através deste jardim frontal, culminando no hall minimalista de acesso aos elevadores, todo composto em vidro, aço inox e parede de luz.

 

O volume da torre se ergue entre a transparência do vidro e os planos maciços que se conformam e se entrelaçam. As linhas horizontais predominam e marcam, eventualmente se cruzando com outras, verticais, que modulam um grande pórtico organizador. Estas linhas representadas por brises horizontais brancos eventualmente emolduram os aparelhos de condicionamento de ar e assim harmonizam a fachada. O todo se organiza em uma composição simétrica com um suave deslocamento que contribui para reforçar o equilíbrio geral e um sentimento de leveza.

 

À medida que evolui verticalmente, a torre ora abriga 5 unidades (sendo 3 voltadas à rua) por pavimento, nos andares mais baixos, enquanto nos mais altos, comporta 2 apartamentos por pavimento, ambos de frente. Esta variação tipológica está representada na fachada por um recuo que escalona o edifício, ainda que mantendo sua unidade visual. Para coroar, 4 unidades muito diferenciadas abrangem 2 coberturas e 2 gardens suspensos.

 

Os apartamentos apresentam diversas opções e plantas, sempre versáteis e conectadas com um estilo de vida totalmente contemporâneo. Studios e Lofts tipo entre 40 e 70m² oferecem diversas alternativas de ocupação, em respeito à diversidade de estilo de cada morador.

 

A área de uso coletivo do ‘Alvarenga 594’ é marcada por uma piscina generosa, muito ensolarada que se encontra implantada principalmente em um anexo posterior do terreno. Conta ainda com salão de festas, fitness center, churrasqueiras, lavanderia coletiva e home office dentre outras áreas de apoio. Em benefício das manobras e do tráfego interno dos veículos, as garagens do edifício têm como diferencial a maximização de rampas e circulação, a partir do desnivelamento dos níveis das garagens.

VEJA MAIS PROJETOS
Residenciais / Verticais