Amadeus Business Tower
Arquitetura
Empresariais
Projetos Premiados
Belo Horizonte
2009-2005
2007 Amadeus Business Tower Belo Horizonte, MG Área construída: 32.849,17 m² Área do terreno: 2.537,70 m² Avenida do Contorno, 6594 - Savassi Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, 2007

O Amadeus Business Tower, em Belo Horizonte, destaca-se tanto na paisagem quanto no mercado, como empreendimento “triple A” dotado dos mais modernos recursos de controle predial. Os andares corridos, no formato hexagonal, distribuem-se por 18 pavimentos-tipo. Os trechos “sólidos” das fachadas em granito são regularmente vazados por janelas quadradas que conferem ritmo aos planos inclinados. Já a fachada perpendicular à rua volta-se para o sul da cidade, descortinando para os usuários uma espetacular vista da Serra do Curral.

 

A multiplicidade de ângulos da fachada confere ao volume um aspecto dinâmico que se altera significativamente ao longo do dia com a movimentação do sol. A torre parte de uma praça aberta para a Avenida do Contorno, no bairro de Santo Antônio, diferindo da prática urbana local, onde as implantações raramente conferem à cidade tal gentileza. Um porte-cochère avança sob o rasgo diagonal da portaria, atravessando um espelho d’água abrigado por um plano de vidro com inclinação negativa. Esta mesma inclinação, porém invertida, arremata o topo da torre resolvendo o encontro das arestas diagonais com o corpo central da edificação.

VEJA MAIS PROJETOS
Empresariais