Classic Boulevard
Arquitetura
Projetos Premiados
Residenciais / Verticais
Belo Horizonte
2006 Classic Boulevard Belo Horizonte, MG Área construída: 30.722,35 m² Área do terreno: 4.614,99 m² Av. Barbacena, 1330 – Santo Agostinho Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa, 2004

O Classic Boulevard é um complexo residencial de alto padrão que introduz um novo conceito em Belo Horizonte, MG. Empreendimentos como este, com duas ou mais torres compartilhando uma infraestrutura de lazer e apoio comuns, normalmente seria encontrado em áreas de expansão das grandes cidades. Entretanto, o Classic está localizado em uma área residencial tradicional da capital mineira, altamente valorizada e adensada, desenvolvida a partir de modelo de assentamento em lotes padrão.

 

Implantado na Av. Barbacena – um aprazível boulevard arborizado com frondosas árvores nobres, como o pau-ferro, – o Classic está também a pouco mais de uma quadra da Praça Carlos Chagas, onde está instalada a Assembléia Legislativa de Minas Gerais. Para fazer jus a esta nobre localização, foi idealizado um empreendimento capaz de se destacar na paisagem e cristalizar novos conceitos.

 

O curioso formato do terreno – um “S” facetado – guardadas as exigências e posturas municipais – sugeria a princípio uma implantação relacionada à retilínea Av. Barbacena. Outra opção seria a de localizar as torres em extremos opostos do terreno, afastando-as entre si. A opção arquitetural, entretanto, foi gerar uma angulação em respeito ao alinhamento de fundo, gerando uma relação de proximidade entre as duas torres em torno de um largo central. Além de contribuir para estender o bucólico ambiente da avenida, o largo agregou monumentalidade, fazendo interagir o ambiente público e o privado. Com esta solução, a área de lazer ganhou uma ambientação mais reservada e intimista, em um dos braços do terreno.

 

Os volumes e fachadas do empreendimento buscam inspiração em esquemas tradicionais para desafiar conceitos. Partindo do antigo princípio compositivo de “embasamento/ fuste/ coroamento”, as torres seguem este esquema clássico, porém introduzindo uma intensa e provocativa movimentação na fachada, variada verticalmente através das diferentes inclinações das varandas – movimentação esta que na prática corresponde às soluções dos ambientes dos apartamentos, já que as unidades da parte superior das torres têm pé-direito duplo em sua área social. A intensidade da movimentação, ao quebrar a monotonia dos monolitos urbanos, também contribui para a tranquilidade do olhar, que encontra relaxamento no ritmo e na surpresa no ritmo.

 

Por outro lado, as angulações e movimentos de profundidade no pano da fachada entre as varandas soltas e abertas garantem a necessária individualidade dos moradores, em relação aos vizinhos próximos. Uma simples faixa cega “afastadora” que atravessa verticalmente mais da metade de cada torre reforça a privacidade, ao mesmo tempo em que cria um clima de grandiosidade, acentuado pelos efeitos de uma iluminação noturna especial.

 

As duas torres do Condomínio Classic Boulevard totalizam 74 unidades habitacionais. A partir do acesso comum, cada torre possui guarita e porte-cochére próprios. Já o pilotis é comum às duas torres incluindo salão de jogos, fitness center, sauna, vestiários, kids club, 2 churrasqueiras, salão de festas e lounge. Quadra de tênis, mini-quadra, piscina adulto e piscina infantil, playground e garagens também serão comuns. As garagens, a propósito, não ocupam 100% da área do lote, preservando terreno natural ajardinado com árvores de grande porte e garantindo uma boa taxa de permeabilidade.

 

A “Torre 1”, denominada Boulevard Champs Élysées, tem 17 pavimentos-tipo com 2 unidades por andar, com áreas entre 229m² e 240m², sendo parte delas com pé-direito duplo na área social. Os apartamentos têm 4 suítes, rouparia, estar íntimo, sala de jantar e estar, lavabo, varandas, cozinha, área de serviço e dce. Também integram esta torre duas unidades duplex com aproximadamente 310m², sendo que todas as unidades têm pelo menos 4 vagas de garagem.

 

A “Torre 2”, ou Boulevard Saint Germain, tem os mesmos 17 pavimentos tipo com 2 unidades por andar, porém com apartamentos um pouco menores, com área entre 187m² e 200 m², sendo parte das unidades com pé-direito duplo na área social. Os apartamentos contam com 2 suítes, 2 semi-suítes, rouparia, estar íntimo, sala de jantar e estar, lavabo, varandas, cozinha, área de serviço e dce, além de 3 ou 4 vagas de garagem.

VEJA MAIS PROJETOS
Projetos Premiados