Comercial Angélica
Arquitetura
Empresariais
São Paulo
São Paulo
2021
2020 Comercial Angélica São Paulo Área construida: 3.091,20 m² Área do terreno: 450,00 m² Avenida Angélica, 903 – Santa Cecília
Imagens: Dávila Arquitetura

Os retrofits vão se tornando cada vez mais comuns, porque se conectam aos conceitos modernos de sustentabilidade. Com a readequação de um prédio antigo para o uso contemporâneo, sua funcionalidade é mantida por muito mais tempo, valorizando o investimento e evitando o dispêndio de recursos em construções completamente novas.

 

Esta é exatamente a proposta do ‘Angélica 903’, situado na avenida de mesmo nome em Higienópolis, em São Paulo. O projeto da Dávila para a Carmo Couri transformou um look datado, que remonta aos 60/70, em um edifício bastante atual. Na prática, este edifício monousuário foi completamente modernizado, da portaria aos pavimentos-tipo. Uma excelente opção para abrigar qualquer empresa do século XXI.

 

A fachada é totalmente revestida em vidro, em benefício de uma melhor iluminação do interior da torre. Enquanto as fachadas laterais são minimalistas, a fachada frontal marca a presença do ‘Angélica 903’ no entorno. No sentido vertical, divide-se em quatro módulos que intercalam uma diferenciação na quina, ora na direita, ora na esquerda, caracterizada por vidros em formato quadrado e de tonalidade mais clara. Este movimento é contraposto por brises verticais em alumínio, pouco proeminentes, mas que através de sua distribuição ritmicamente lógica, porém assimétrica, contribuem para o dinamismo na face com que o edifício se apresenta para a rua.

VEJA MAIS PROJETOS
Empresariais