High Houses
Residenciais / Verticais
Minas Gerais
Belo Horizonte
2014 High Houses Belo Horizonte Área construída: 14.185,92 m² Área do terreno: 1.780,00 m² Rua Fernandes Tourinho, 893 – Lourdes

O terreno do Edifício High Houses, um residencial de alto padrão localizado em área muito nobre de Belo Horizonte, no bairro de Lourdes e próximo à Savassi, encontra-se em um contexto bastante arborizado e com baixa densidade de ocupação.

 

O terreno onde está inserido o edifício tem uma frente larga, desenvolvendo-se em aclive para os fundos e somando 1.780,00 m² de área. Nossa implantação optou por recuar significativamente a edificação em relação ao alinhamento da rua, o que possibilitou a criação de uma ampla praça frontal.

 

A entrada do edifício é monitorada por guarita de alta segurança e marcada pela monumentalidade. A torre projeta-se à frente dos quatro níveis aflorados de garagem, ocultando-os e criando um hall de acesso com generosos 3 pavimentos de altura. Graças ao posicionamento do deck de garagens mais ao fundo do terreno e em 4 níveis aflorados, a torre projeta-se à frente deste volume, ao mesmo tempo ocultando-o e conformando um hall de acesso. Acima do hall, estão ainda o nível da boite e do pilotis, permitindo que o primeiro piso efetivamente habitado esteja no 6º andar.

 

O pilotis apresenta uma área de lazer completa e requintada, de piscina coberta com raia longa até uma boite, passando por um playground diferenciado, voltado à experimentação sensorial, fitness Center e salão gourmet.

 

As unidades tipo tem área variando entre 370,00 m² e 400,00 m², além da cobertura dúplex com 525,00 m² e de onde se descortina uma vista deslumbrante de 360º que alcança pontos distantes de Belo Horizonte e redondezas. Apenas a sala dos apartamentos tem 100,00 m², sem contar a varanda com aproximadamente 40,00 m². Ao posicionarem-se de maneira alternada na fachada, ora à direita, ora à esquerda do edifício, as varandas também ganham em pé-direito. Por outro lado, esta movimentação reflete-se na fachada e bem a define – inclusive à noite, quando as bordas das varandas são iluminadas em LED, provocando um interessante efeito visual. O refinamento plástico do volume do High Houses é complementado pelo acabamento em granito, intercalado por frisos em perfil inox que marcam cada pavimento. Para o maior conforto dos moradores, as esquadrias em alumínio natural tem padrão de controle sonoro e vidros refletivos.

 

Quanto à setorização do apartamento tipo, podemos ressaltar algumas inovações. O hall social, por exemplo, abre-se para uma galeria envidraçada que faz as vezes de varanda e que como espaço de transição dá acesso tanto à sala quanto à área íntima da residência. Esta solução também possibilita uma ampla iluminação natural para este ponto, ao passo em que oferece uma bela vista panorâmica tanto para os visitantes quanto para os moradores da unidade, em sua vida cotidiana. A propósito, vistas generosas e farta iluminação natural não faltam à ampla sala que se vale da ventilação cruzada para o melhor conforto ambiental.

 

A área interna desenvolve-se com 3 suítes dotadas com closet, além da suíte máster com closets e banheiros separados para o casal, integrados pela hidromassagem. A suíte máster é completada por uma pequena varanda privativa com uma bela vista para a Serra do Curral. A unidade tipo conta ainda com uma cozinha bem dividida e com despensa, além de uma área de serviço muito espaçosa com depósito, lavanderia e banheiro.

 

Em resumo, o High Houses é uma torre residencial cujo projeto busca, em cada detalhe, maximizar tanto a qualidade da inserção urbana do edifício quanto o conforto e bem-estar dos moradores e visitantes. Traduz a expectativa da arquitetura de ser capaz de oferecer um conjunto que movimenta sem agitar, que diferencia provocando a inclusão e que mescla o individual e o micro a um todo harmônico, enquanto contemporaneamente clássico.