Ion Escritórios Eficientes
Arquitetura
Empresariais
Projetos Premiados
Distrito Federal
Brasília
2020-2011
2017 Ion Escritórios Eficientes Brasília Área construida: 56.211,10 m² Área do terreno: 18.801,00 m² SGAN 601 – Lote H
SGAN: Setor de Grandes Áreas Norte
Prêmio Master Imobiliário 2017

O ION é um complexo corporativo implantado em um terreno de 18.800 m², localizado em um dos pontos mais nobres de Brasília. A apenas 500 metros de distância dos anexos dos ministérios e a 1.500 metros do Congresso Nacional, o ION é facilmente acessado a partir de diferentes setores da capital federal.
A solução arquitetônica levou em conta a nobreza da localização. A implantação do empreendimento, por exemplo, viabilizou três opções de acesso para o núcleo do complexo, tanto por pedestres quanto por motoristas. Definido por um volume único, na forma de um grande “H” movimentado cujos ‘braços’, ou alas, são plasticamente diferenciados, no entanto compondo um conjunto harmônico. A angulação destes braços favorece as possibilidades de visadas a partir das unidades privadas do empreendimento na direção de pontos conhecidos de Brasília, como a Catedral Metropolitana, a Esplanada dos Ministérios e o Lago Paranoá. Outro ganho proporcionado pela solução arquitetônica foi o aproveitamento dos recuos decorrentes da forma em “H” com a criação de praças em diferentes níveis do terreno de maneira a harmonizar o edifício com a paisagem e, ainda, gerar áreas de convívio com o sombreamento e frescor tão necessários ao clima de Brasília.

Com mais de 56.000 m² de área construída, o empreendimento é marcado por seu átrio central monumental, com pé-direito quíntuplo e farta iluminação zenital. Concebido para ser o ponto focal do ION, o espaço abriga uma recepção centralizada para o complexo. Esta novidade visa economizar espaço de recepção nas unidades comerciais (salas e conjuntos), além de organizar o fluxo de visitantes ao empreendimento. Para o conforto dos usuários, ali estão instalados ambientes de estar, lago e cascata, um núcleo de serviços de apoio e elevadores panorâmicos para acesso às unidades comerciais.

A sustentabilidade foi outro fator importante neste projeto, através da preocupação com a eficiência energética e a ecoeficiência de gestão e construção. Estas premissas resultaram na conciliação do conforto ambiental com as soluções tecnológicas que um edifício atual exige. Um exemplo são as fachadas com seus planos inclinados e recortados, assim como o conjunto de brises. Estes elementos permitiram alcançar uma solução estética única, que, ao mesmo tempo em que viabilizam as lajes técnicas com condicionadores protegidos do tempo e ocultos dos observadores, também favorecem um maior bloqueio solar na fachada.

VEJA MAIS PROJETOS
Empresariais