Oásis Spa Resort
Arquitetura
Projetos Premiados
Residenciais / Verticais
Minas Gerais
Contagem
2020-2011
2018 Oásis Spa Resort Contagem, MG Área construida: 151.187,76 m² Área do terreno: 181.217,88 m² Avenida Marechal Castelo Branco, 567 – Jardim Contagem Prêmio Master Imobiliário Nacional, 2018

A conceituação da ocupação do terreno tem início na leitura de suas condições atuais e no programa, que define as prioridades entre as diversas atividades que poderiam ser instaladas nos novos espaços. Os Condomínios Residenciais e o Parque Ambiental são as premissas fundamentais de um programa que busca conciliar os diferentes usos do espaço.

 

A situação atual do terreno agrega em seu limite as instalações da antiga indústria e o lago, cujas divisas são estabelecidas pela bacia de detenção e o lote remanescente e pelas confrontações com importantes logradouros públicos. Em uma aproximação do terreno em sua condição atual pode-se perceber a existência de alguns pontos determinantes. As ruas, os acessos e percursos já existentes são bem marcados e tendem a se manter como tal, cada um com uma vocação para maior ou menor fluxo de pessoas ou veículos, conforme a sua posição no conjunto e na malha urbana.

 

As diretrizes ambientais conformaram Áreas de Preservação Permanentes – APPs ( lago e nascente) dentro do terreno, ocupando cerca de 30% da área e propiciando a preservação e incremento de volume arbóreo significativo.

 

Com a preocupação de preservar os elementos da arquitetura industrial, a memória da antiga indústria será preservada e reutilizada. Da antiga atividade industrial restaram ruínas de galpões e maquinários, cujos elementos representativos do patrimônio arquitetônico foram identificados, tais como chaminés, cobogós, tesouras e taludes, Novos usos são definidos pela reconfiguração de elementos da antiga indústria.

 

Assim, a identidade do local é resgatada e tem sua memória preservada através da delimitação de uma área central do terreno onde se concentram as chaminés e que foi definida como a praça de lazer e esportes coletiva aos 3 condomínios que se relaciona com visual com a APP.

 

O potencial ambiental, cultural e arquitetônico local foi explorado, valorizado e fomentado ao ser devolvido a Cidade um Parque de uso público e livre acesso como parte de um plano de Reabilitação Urbana que tem início através da implantação deste empreendimento. A harmonização entre desenvolvimento urbano da região com Memória local foram pontos fundamentais neste estudo.

 

Os lotes foram desmembrados visando a garantia da preservação dos equipamentos da indústria, do lago e sua APP. Paralelamente, os eixos propostos se relacionam à forma triangular e à topografia do terreno, que correspondem às bissetrizes de seus ângulos. Juntas, elas definem os sentidos das implantações das torres considerando a mais adequada inserção das mesmas.

 

A partir desta percepção, começa a ser desenhado o projeto do novo complexo: o Parque será o equipamento principal, de grande escala e norteador de toda a ocupação ao seu redor, integrado visualmente às chaminés no centro do terreno, onde se distribuem os três condomínios residenciais.

VEJA MAIS PROJETOS
Projetos Premiados