
Fotos: Gustavo Campana


Localizado na área hospitar de Belo Horizonte, o Centro de Promoção à Saúde (CPS) Santa Efigênica – Unimed-BH abrigará consultórios, laboratórios e espaços técnicos destinados à realização de milhares de atendimentos médicos/mês. Ao todo, o edifício possui 11 andares, sendo 3 subsolos de garagem e 8 pavimentos com área aproximada de 1.800 m² cada.
Através de dois níveis distribuidores, o acesso universal aos clientes a ambos é viabilizado em função do desnível da rua e um pórtico-convite marca e organiza as entradas. O foyer com pé-direito quíntuplo embasa um dos vazios que intercepta e ilumina naturalmente todos os pavimentos de consultórios. O efeito é possibilitado pelo avanço do volume central em vidro, com forma cilíndrica e ovalada que se desprende do frame cartesiano que o envolve. Este frame funciona como um exoesqueleto cuja relação com o solo é definida por pilares com memória modernista.
O resultado plástico deste contraste entre os principais volumes do edifício reproduz uma dialética clássica entre técnica/ciência e humanidade/sensibilidade. Como resposta, estabelece um equilíbrio contemporâneo que se traduz em cuidado, saúde e bem-estar.





